segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dicas de lavagem das fraldas de pano

Nossa, gente, sumi total daqui! Esta vida de mãe não é fácil, vocês me entendem, não? Mas vamos lá! Pra continuar no assunto das fraldas de pano, posto aqui as minhas dicas de lavagem.

Eu enxáguo as fraldas no tanque (mas pode ser na máquina também) pra tirar o excesso de xixi e cocô (este eu já jogo no vaso antes, deixo só o que ficou bem grudado). Esfrego as de cocô sem sabão pra tirar um pouco as manchas (não esfregue sabão em pedra nas fraldas porque ele entra nas fibras e faz a fralda ficar impermeável). Coloco tudo em um balde com água e bicarbonato de sódio, uma colher de sopa, e cubro com um plástico pra não vir mosca. Tem gente que coloca no sol, pra tirar as manchas, eu não tenho muito sol aqui, por isso não consigo fazer isso, mas é uma boa. Andei achando que ultimamente minhas fraldas estavam ficando muito fedidas, e resolvi parar de deixá-las de molho. Ás vezes tiro o excesso de xixi e cocô e coloco assim no balde sem água e jogo bicarbonato em cima.

Depois de juntar um balde cheio, depois de uns 2 dias (não deixe passar disso, porque começa a feder), eu torço um pouco e coloco na máquina com sabão de côco líquido (uso a marca Roma Côco, mas pode ser outro tipo de sabão, em pó ou líquido, vc é quem escolhe). Coloque 1/4 da quantidade que vc usaria pra lavar as roupas, pra não impregnar as fibras com sabão e perder a permeabilidade. Tem gente que lava sem sabão nenhum, só água, e funciona bem, eu ainda não tentei. Pode colocar água quente, eu uso 40º. Não use amaciante, nem alvejante. E não seque na secadora, porque pode danificar o PUL e os botões. Não passe as fraldas.

A microfibra costuma dar um cheiro forte de amônia quando tá cheia de xixi, isso porque usamos excesso de sabão. Os meus absorventes estavam insuportavelmente fedidos, aí eu fiz umas 3 lavagens na máquina sem sabão, e fez muita espuma, aí fui ver que eu usava mesmo muito sabão. Tem gente que ferve também. É legal usar a menor quantidade possível de sabão e sempre fazer estas lavagens sem nada de tempos em tempos. Vi algumas dicas na lista de fraldas de pano para tirar o cheiro de amônia das microfibras. Uma delas seria usar cândida no molho, às vezes, pra não estragar o tecido, e enxaguar muito bem na máquina depois. Parece estar funcionando bem. Acho que com algodão, pul e soft é melhor não usar cândida, ou usá-la raramente.

Bom...é isso! Parece muito complicado, mas não é! Basta começar a usar as fraldas e entrar no ritmo das lavagens! Boa noite a todos! E pra vc, Angélica, em especial, minha colega da pós-graduação que acabei de começar, e de parar (rsrsrs, não dei conta de pagar e nem de estudar, com a filhota ainda sem escola, e eu sem ajuda doméstica). Com nossas conversas sobre maternidade, me senti motivada a escrever mais aqui! Obrigada!

Um comentário:

  1. Adorei suas dicas sou mãe de primeira viagem e estou pesquisando meuito sobre fraldas de pano já até comprei algumas duzias kkk!!!! Todo mundo dúvida que irei usa-la, mas não quero que meu filho dê prejuízo a natureza quero ensina-lo a respeitar o mundo que ele irá viver, e isso tem que iniciar apartir de mim... Um forte abrçoe vou continuar a passear pelo seu blg. obrigado!!

    ResponderExcluir