segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Do início...


Há 4 meses nasceu Yasmin, minha filha linda, de parto normal, em casa... Desde o início da gravidez procurei informações sobre parto natural, coisa rara hoje em dia no Brasil. Na época, eu estava morando na Turquia, e lá a cesárea também é uma constante, por isso o meu medo e a minha preocupação. Quando achei uma parteira que viesse fazer o meu parto em casa e uma doula, um contratempo nos fez voltar ao Brasil, depois de quase 3 anos morando fora.

Foi aí que a procura recomeçou... De pré-natal, à doula, parteira, casa, trabalho pro maridão e tudo o mais... E fui abençoada, achei a doula perfeita, um anjo chamado Lucía Caldeyro, que me protegeu, acalmou e apoiou durante a gestação. Achei também a parteira perfeita, uma força chamada Vilma Nishi, que me fez acreditar na minha fibra de ser mulher e mãe.

Yasmin nasceu nas mãos destes dois seres iluminados, no dia 20 de abril deste ano, linda, sorridente, de olhos bem abertos. Olhos negros, grandes e expressivos, que me olhavam com uma pureza e uma profundidade indescritíveis. Aquele foi um dia inesquecível, uma segunda-feira marcante, que me acordou às 7 da manhã com contrações. Às 8, a bolsa rompeu e, depois de 7 horas de trabalho de parto intenso, dolorido, mas lindo, minha filha nasceu...

Desde que cheguei ao Brasil, tive grandes luzes em meu caminho, me ajudando a recomeçar mais uma vez, a me adaptar mais uma vez a um novo país, quer dizer, desta vez não era um novo país, mas meu país. Li muito, pesquisei muito, conversei muito, descobri coisas lindas, e o resultado disto foi o parto inesquecível, depois a amamentação bem sucedida, apesar de um pouco traumática, e uma relação mãe e filha bem estabelecida.

Estou apaixonada pela minha filha e pela tarefa de ser mãe... Este blog é uma forma de contar um pouco da minha história com a Yasmin, dos medos, das dúvidas, das experiências, das dicas. E de compartilhar com as amigas novas mães, ou as mães antigas, a minha experiência. Espero que gostem e que participem deste processo...

9 comentários:

  1. Oi, Naya!!

    Quanto tempo!!! Que vergonha, cara...nunca mais dei notícias, né?
    Mas fico feliz de saber que vcs estão bem.
    Depois me passa certinho o endereço de onde vcs estão morando pra eu e Karen fazermos uma visita pra vocês.

    Bjão e abraço para os três! hehe
    Saudades...

    ResponderExcluir
  2. Oi Naya
    Que lindo blog e, principalmente, que linda filha! Eu ainda não as vi ao vivo, né! Aqui é uma oportunidade!
    Grande abraço
    Jana

    ResponderExcluir
  3. Oi Naya. Bem legal o seu bolg e a sua ideia de recomeçar. Nunca tinha lido nada seu, mas pelo pouco que eu li aqui, deu pra ver que voce tem estilo.
    Vou voltar sempre que puder.
    Beijo grande!
    (AH! O que é uma doula?)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Naya! Adorei seu blog! Que idéia ótima a sua!Puxa! Como vc é CORAJOSA e VITORIOSA!Parabéns prá você, Yasmin e pro papai também. Desejo vê-los em breve!
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  5. Ná, menina-mulher corajosa, faz parte da geração que toma as rédeas da vida na própria mão, como minha filha que é tão sua amiga e que também é assim!
    Desejo um lindo e carinhoso percurso para essa mãe e essa filha pequenina e muitos sorrisos neste caminho...
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Naya...lindas todas as duas...e tambem a ideia do blog...
    parabens..
    tambem nao a vi ao vivo...
    mas um dia a verei..
    beijos e curta muito...
    edna

    ResponderExcluir
  7. Oi Naya!

    Parabéns pela iniciativa do blog... vai ser muito bom... Martim e eu estamos planejando um bebe para o futuro e vai ser bem legal ler sobre sua experiência, ainda mais na perspectiva de fazer as coisas no modo natural, como desejamos.

    Beijinhos, Wanda.

    ResponderExcluir
  8. Olá Naya,
    Beijo grandes para vcs. Estou devendo aquela visita, mas logo apareço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Naya,
    A vida é um conjunto de momentos recheados de experiências, sendo pouco ou muito agradável será incorporada no crescimento pessoal de cada ser humano_são valiosos aprendizados. Se não há momentos, não temos histórias, se não corremos riscos não temos vitórias. Você é uma mulher muito corajosa,têm muitas histórias. Parabéns.

    ResponderExcluir