sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ai, ai, ai, as cólicas...


Pois é, as benditas cólicas que os bebês têm até os 3 meses são de nos tirar o sono, a paciência e de dar dó! Minha filha teve exatamento 3 meses de cólicas, todos os dias, uma hora por dia, e sempre no mesmo horário, umas 19h... Tadinha, ela chorava e eu chorava junto... Usamos várias técnicas para acalmá-la, mas parece que nada adianta muito. O segredo é manter-se calmo e tentar reconfortá-la e embalá-la até a dor passar!

Muitas vezes, ela fazia cocô e aí a cólica passava e ela dormia depois tranquilamente! Outras vezes, o meu marido a embalava de bruços, andando pela casa... Usamos o charutinho, que consiste em enrolá-la em um cueiro ou manta, bem apertadinha. Usamos o banho do balde, a Tummy Tub, que também acalma e relaxa. Aliás, o primeiro banho da Yasmin foi num balde, ela amou!

Tem um livro chamado O bebê mais feliz do pedaço, do Dr. Harvey Karp, que é bem legal e ajuda muito a entender porque os bebês têm cólicas. Ele diz que, com a evolução do homem, a gestação passou a ser de 9 meses, ao invés de 12. Então estes 3 primeiros meses do bebê fora do útero são muito difíceis. Ele também dá dicas de como calmar o bebê, como usar o charutinho, colocar o bebê de bruços, fazer o som shhhhhh, embalá-lo, dar a chupeta, fazer massagens, etc...

Pois é, a chupeta, este bicho de sete cabeças pra muitos, eu acabei cedendo à ela, não tive escolha. A Yasmin conseguiu lidar melhor com as cólicas ao usar a chupeta, já que sugar acalma. E sugar o meu peito, ou seja mamar, só aumentava a cólica.

Bom...abaixo, eu coloco alguns links de coisas que ajudam na hora da cólica. E, volto a dizer, é preciso muita paciência pra ajudar seu filho a se acalmar e passar por esta dor de forma mais tranquila e feliz. Até porque, isso passa! E tem bebê que não sofre deste mal, que bom!


Musiquinhas do CD O Bebê mais feliz do pedaço, que acalmam seu filho na hora da dor:


Filme da Shantala, massagem pra bebês:


Massagem anti-cólicas, em espanhol:


Banho de balde:

Nenhum comentário:

Postar um comentário