sábado, 17 de outubro de 2009

Amamentação, a crise dos 4 meses


Nossa, faz tempo que não escrevo! Desculpem, estive bem atarefada ultimamente, e muito preocupada também... Minha produção de leite diminuiu bastante e minha filha tem chorado durante as mamadas, triste... Já aos 4 meses, percebi que meus peitos não ficavam mais tão cheios e que eles passaram a produzir o suficiente pra o consumo da minha filha. Até aí, tudo bem. O que aconteceu foi que, aos 5 meses, eu menstruei pela primeira vez depois do parto, e o leite diminuiu muito desde então, a ponto de ela chorar quando o leite terminava, e eu chorava junto...

Diante disso, eu trocava de peito, quando ela começava a chorar, ela mamava no outro e depois chorava de novo, de fome, ou gula, porque ela é tão saudável e gordinha... Fiquei muito desesperada e triste, não sabia o que fazer... Tentava distraí-la com outras coisas, e esperava umas duas horas pra oferecer o peito de novo, quando acontecia a mesma cena.

Nesta época, meu pediatra já tinha mandado dar frutas pra ela, mas ela não aceitou muito bem. Comentei o problema e ele me disse que não era um problema, já que ela crescia e engordava normalmente e que estava saudável. Mas me disse pra começar a dar papinhas, isso aos 5 meses e meio, e eu comecei.

Fiz o leite de grãos, receita da Sonia Hirsch em seu livro Mamãe, eu quero, e ela amou!! Tem comido já duas refeições e mama ainda a mesma quantidade de antes, fazendo as mesmas cenas de choro. Mas, estou tentando me tranquilizar e tenho comido melhor, bebido mais água e tirado leite com a bombinha. Por enquanto, ainda não vejo melhora, mas espero que tudo comece a se estabilizar logo.

Bom...diante deste problema, escrevi um relato pras listas de dicussão das quais faço parte, e tive muitas respostas e apoio de tanta gente, obrigada! Mas queria compartilhar aqui uma resposta bem legal da doula Lívia Bretanha, espero que também ajude a outras mães...

1. Insistir na mamada mesmo quando o leite parece ter acabado. Se sua filha chorar, recusar muito, tenta ordenhar com sua mão na boquinha dela mostrando que ainda tem leite no seu peito, nem que seja uma gotinha. Muitas vezes isso os ajuda tentarem pegar o peito de novo.

2. Oferecer a mama com intervalos bem curtos (pode ser 30 em 30 minutos). Não deixe o leite acumular, quanto mais vazio seu peito ficar, mais produção você terá no dia seguinte.

3. Ordenha entre as mamadas. (mesmo raciocínio, quanto mais você mostrar para seu corpo que a produção está baixa mais ele produzirá depois). Nesse caso ordenha com bombinha é melhor e é bem provável e natural que nos primeiros dias não saia quase nada na ordenha. Ordenhar cheirando a roupinha do neném, ou com o nenèm perto ou até mesmo mamando na outra mama ajuda na produção durante a ordenha.

4. Beber muita água.

5. Descansar bem.

6. Comer alimentos que dão uma turbinada na produção como esses que você citou. Chá da mamãe, suco de cupuaçu, milho, também ajudam.

7. Existe homeopatia para aumentar a produção de lite.

8. Acupuntura também é bem legal.

9. E é super importante tentar manter-se calma na hora da mamada e quando o bebê começar a reclamar da "falta de leite". O stress inibe a produção dos hormônios responsáveis pela produção e liberação do leite. Estar calma e tranquila libera esses hormônios e ainda passa para seu bebê a sensação de que está tudo bem e ele pode também se acalmar.

Normalmente leva pouco tempo para os bebês que sentem alguma dificuldade em se adaptar à nova produção, aprenderem a nova forma de mamar, e tudo volta a ficar simples como antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário