quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Nascer sorrindo...

Foi exatamente assim que a Yasmin nasceu, sorrindo e olhando pra nós... Já no terceiro dia de vida, ela deu a primeira gargalhada, linda... Neste momento, me lembrei do livro de Frederick Leboyer, "Nascer Sorrindo", que eu tinha lido durante a gravidez. E pensei no quanto valeu a pena ter feito o parto em casa, num ambiente familiar, tranquilo e rodeada de pessoas queridas, meu marido, Andre, minha mãe, Maryam, minhas amigas queridas, Paloma e Eliza, e a Vilma e a Lucia pra me apoiar em tudo...

Não digo que não foi difícil, mas foi lindo, forte, intenso... Tive muita dor, berrei, fechei os olhos pra aguentar, respirei fundo, recebi as massagens delicadas da Lucia e do Andre, ouvi as orientações fortes da Vilma, ouvi as palavras serenas da minha mãe... Em muitos momentos, me senti exausta, sem forças pra continuar, pensava em desistir, pedir água... Mas não disse nada a ninguém, aguentei firme, porque se eu dissse "não aguento mais", eu não aguentaria mesmo.

O que foi mais difícil foi a parte expulsiva, porque Yasmin não estava bem encaixada na minha bacia e, mais ainda, ela tinha um bracinho ao lado da cabecinha. Foi assim que ela nasceu, depois de 2 horas de período expulsivo, com o braço direito do lado esquerdo do rosto... Êta menina apressada, queria dizer oi antes de sair... E não queria nascer na água, porque estivemos por mais de 3 horas numa piscinhinha inflável que colocamos no meio do quarto... Mas no fim ela nasceu na cama mesmo, eu em posição tradicional, deitada com as pernas dobradas e levantadas pra cima, eu mesma segurando meus joelhos...

E foi assim que ela nasceu, tranquila, quase não chorou, nos olhava penetrantemente, mamou depois de alguns minutos... Foi lindo, Andre estava radiante, como se tivesse sido ele a parir, mas de certa forma também foi, parimos juntos... E Yasmin sorri e dá gargalhadas todos os dias, é uma menina linda, feliz, tranquila, mesmo sendo já um pouco geniosa (teve pra quem puxar), esperta, muito esperta, atenta ao mundo e às pessoas... Aqui vai uma gargalhada da Yasmin que a gente filmou, ela tava com 3 meses...



Leiam o livro, vale a pena, vocês verão o quanto é importante o modo como uma criança vem ao mundo, importante pra seu crescimento e desenvolvimento saudável e feliz... E leiam também "Parto Ativo", de Janet Balaskas, bem didático, com todas as fases do trabalho de parto, e com exercícios pra fazer durante a gestação, no trabalho de parto e depois do parto, vale a pena ler... Com estes dois livros, é possível fazer uma boa preparação para um parto feliz...

Como o livro Parto Ativo tá esgotado na editora, aqui vai um link do livro na internet: http://books.google.com.br/books?id=EI0tvmkUSbYC&pg=PA316&lpg=PA316&dq=livro+%22parto+ativo%22&source=bl&ots=yckfM_CRay&sig=plFlyLWBQYv6G0622LzNYoaBHMA&hl=pt-BR&sa=X&oi=book_result&resnum=1&ct=result#PPP1,M1

Um comentário: